Você sabe o que fazer se seu pet se perder? Um animal perdido deixa os tutores aflitos e preocupados. No momento de desespero, não pensamos com muita clareza, mas, mesmo assim, é necessário agir rapidamente para encontrar o pet o mais rápido possível.

Pensando nisso, trouxemos cinco dicas para encontrá-lo com mais facilidade e segurança. São informações necessárias para garantir o retorno do seu animalzinho. Confira.

1 – Pare tudo e vá procurá-lo nas redondezas

Quando notar que seu pet sumiu, pense em quanto tempo não o vê. Pare tudo o que estiver fazendo e lembre de lugares para onde ele possa ter ido e quanto tempo levaria para isso.

Comece a busca pelo bairro e trajetos que o pet poderia fazer. Chame-o pelo nome o tempo todo e lembre de levar uma foto junto para mostrá-la aos vizinhos.

2 – Divulgue nas redes sociais

Esse é um excelente caminho para encontrar seu pet, uma vez que pode alcançar mais pessoas e seus amigos podem auxiliar na divulgação. Para isso, é importante que você use uma foto clara contendo todos os contatos para que quem o ache consiga falar com você.

Não esqueça de entrar em grupos sobre animais desaparecidos em sua cidade ou região e também publique lá. Quem sabe alguém já o encontrou e colocou a imagem dele lá?

3 – Convoque os amigos para ajudar

Quando o pet fica por mais de 24h desaparecido, a tarefa fica mais difícil. Por isso, envolva mais pessoas nessa busca. Expanda os limites de procura, colocando cartazes com seu contato para quem achá-lo.

Procure lugares de grande circulação de pessoas para isso, como próximo a restaurantes, supermercados e comércio. A chance de que alguém veja seu anúncio e lembre do peludinho é maior.

4 – Entre em contato com ONGs, abrigos e pet shops

É comum que os animais perdidos sejam levados a esses locais. Desta forma, entre em contato com as ONGs, abrigos e pet shops de sua região, pois, se aparecer algum pet com as características do seu, eles entrarão em contato com você. 

5 – Identifique seu pet

A maneira mais rápida e fácil de encontrar seu amiguinho é mantê-lo com identificação, seja por meio de plaquinhas, ou microchip. Com isso, quem encontrá-lo pode entrar em contato rapidamente com você. Não esqueça de colocar seu telefone e endereços atualizados no cadastro.

O Adharas Hospital Veterinário pode te ajudar nesse cuidado com seu pet na aplicação do microchip ou com as plaquinhas de identificação.

Além dessas cinco dicas, é importante ter outras atitudes no período de busca. Algumas delas são: continuar procurando nas redondezas, em especial no horário noturno, e ficar sempre ligado ao celular. A qualquer momento, pode chegar uma notícia e você deve estar atento.

Se o seu cachorro está perdido, aja rapidamente e nunca desista de encontrá-lo. Pode levar tempo, mas ele tem grandes chances de voltar para você! 

E aí, essas dicas foram úteis para você? Conte nos comentários o que mais você gostaria de ver por aqui e fique atento ao nosso blog.