Assim como os humanos, quando os pets envelhecem precisam de atenção especial. Nos últimos anos a qualidade e a longevidade dos animais estão cada vez melhores, tudo isso leva em consideração a descoberta de novos hábitos alimentares que cada vez mais estão naturais e saudáveis, aliada com uma rotina de cuidados diários. 

A qualidade de vida é um ponto essencial para que os nossos bichinhos possam envelhecer bem. Mesmo com todos os cuidados é importante entender que algumas atitudes simples podem auxiliar na qualidade de vida de seu amiguinho.

Confira algumas dicas abaixo.

6 dicas para um envelhecimento saudável

1 – Mantenha uma alimentação saudável

Os animais idosos, geralmente, têm um ritmo de digestão um pouco mais lento, isso faz com que eles precisem se alimentar com alimentos de fácil digestão, além de uma alimentação saudável e rica em proteínas. 

Existem rações e alimentos desenvolvidos especificamente para os animais idosos, que ajudam neste processo de digestão e ingestão de nutrientes.

2 – Incentive-o a beber água

Depois de certa idade, os pets tem cada vez menos vontade de ingerir água, o que pode acarretar em problemas renais sérios e desidratação.

Desta forma, você deve incentivá-lo mantendo sempre a água fresca e alguns estímulos especiais, como fontes e potes adequados.

3 – Atividades físicas diárias

Mesmo com a mobilidade reduzida é importante manter a rotina de exercícios físicos diários. 

Fique atento: a caminhada deve seguir o ritmo do pet, com mais paradas e cuidado para não machucar nenhuma articulação.

4 – Banhos na hora certa

Evite banhos em dias muito frios ou que você não possa secá-lo corretamente. Cuidado redobrado às orelhas para que não tenha nenhuma infecção.

5 – Dê muito carinho

Acima de tudo, dê muito amor e carinho ao seu amiguinho, isso melhora o estado de saúde dele – e seu.

6 – E, o mais importante, leve-o regularmente a um dos médicos veterinários do Adharas!

Responsável técnico Adharas Hospital Veterinário: Dr. Elton J. Blageski – CRMV 790